Funções

Funções
Criado no Winplot by Canellas

Projeto - No dia a dia com as Funções Afim e Quadrática

sábado, 19 de julho de 2008

Matemática: Álgebra ( Números e Funções)


COMO b DEPENDE DE a

A construção inicial de um determinado conceito em Ciências Naturais, na grande maioria dos casos é feita através da criação de uma linguagem para explicar fenômenos da natureza, que são visualizáveis, tangíveis ou de alguma forma, perceptíveis aos sujeitos.
As funções modelam muitos fenômenos, assim é importante que esta aprendizagem seja significativa para os alunos. Dessa forma, é fundamental que se relacione o formalismo matemático com suas aplicações no cotidiano.
A atividade do site http://www.uff.br/cdme/c1d/c1d-html/c1d-br.html Propõe a principio, no ensino de funções, a interpretação de Leis de formação de correspondência entre duas variáveis.
Um ponto interessante desta atividade é que leva o aluno a perceber qual a lei de formação que caracteriza a dependência da variável b em ralação a variável a. Outros objetivos a serem alcançados serão:

  • Fazer com que os alunos se apropriem dos conceitos de função polinomial do 1° e 2° graus, por meio de uma metodologia que se acredite compatível com a concepção, função é um conjunto de pares ordenados que satisfazem algumas condições especiais.

  • Enfocar o conceito de função sob o ponto de vista, ´´o que uma função faz?``

  • Para que o aluno apreenda o conceito de função sob o ponto de vista de ´´função faz``.O que desenvolver?

  • Os itens ´´linguagem e conceitos`` devem ser tratados integradamente, construindo um deles a partir do outro.

  • A familiarização com a variação de grandezas, por meio de seu comportamento, em que a identificação de padrões e regularidades é fundamental.

  • A análise e comparação de variações em que as grandezas são diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou nem direta nem inversamente proporcionais.

Nenhum comentário: